quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ciências



Essa semana apresentamos um trabalho muito interessante sobre ciência. Esse trabalho foi muito complexo, por se tratar de um assunto muito amplo, a cada pesquisa surgia um assunto novo. Usamos como base de estudo Rubem Alves e Chalmers para explicar a ciência Tradicional (ordem), Thomas Kuhn e Einsten (teoria do caos) para falar da Desordem.
Vou postar aqui de forma bem resumida um poco do que foi apresentado.

Um pouco da história:
A ciência começa na Grécia antiga, quando o homem passa a questionar (Filosofia) os mitos religiosos e populares (Mitologia Grega), os grandes pensadores da época começam a buscar respostas para o seu dia-a-dia, por meio da razão. Os grandes pensadores do período clássico são: Sócrates, Platão e Aristóteles.
No período moderno surgem outros pensadores, no Renascimento temos René Descates, Francis Bacon, Thomas Robbes e John Locke. No Iluminismo temos Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Montesquieu, Diderot, D'Alembert e Rosseau.

Também não tem como falar sobre ciencia sem citar socrates e a filosofia Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 aC, e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Podemos afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.
a filosofia Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação dos mitos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor.
No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento A ciência é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.

Ordem:
Os cientistas assim como o homem comum buscam organizar as coisas, o homem busca essa organização no trabalho, em casa, nos estudos ou em qualquer outra situação para facilitar o seu dia-a-dia. O cientista demonstra essa ordem quando anuncia uma teoria. A ciência busca essa ordem através de paradigmas.
Uma ciência madura é governada por um único paradigma. O paradigma determina os padrões para o trabalho legítimo dentro da ciência que governa. Ele coordena e dirige a atividade de "solução de charadas" do grupo de cientistas normais que trabalham em seu interior. A existência de um paradigma capaz de sustentar uma tradição de ciência normal é a característica que distingue a ciência da não-ciência (Chalmers: 1929 p).
Desordem:
Para Thomas Kuhn a revolução cientifica se dá quando surge um novo paradigma completamente diferente do paradigma anterior. Aí começa a “desordem”, pois a quebra de paradigma significa ampliar a visão, mudar a forma de ver determinadas coisas.
Um exemplo de quebra de paradigma:
Um grande marco de uma revolução paradigmática é, por exemplo, a revolução galilaica do século XVII. Vê-se facilmente como funciona um paradigma, tomando como exemplo a observação das manchas solares feita por Galileu. Ele observa-as através do telescópio e outro cientista não as vê nas mesmas condições. Porquê? Por que se trata de dois paradigmas diferentes: um permite ver as manchas solares, ao passo que o outro não.
Conclusão:
Ciência tradicional: Causa e efeito (ordem, certeza e controle) - Newton
Ciência nova: Teoria dos caos ( desordem, incerteza e dinâmico) - Einsten

A ciência é uma das maiores atividades humanas. É a contemplação da natureza e também muitas outras coisas. é virmos que a ciência anda lado a lado com a filosofia, que entra a religião mais a ciência não é uma religião, ser for assim segundo os cientistas é um Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença ou mitos, a ciência ele inventar ela cria,a ciência não é absoluta dona da verdade porque pode se desvenda e pode ser contrariada.
a assim há quebra de Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias. Ao mesmo tempo, ao ser aceito, um paradigma serve como critério de verdade e de validação e reconhecimento nos meios onde é adotado. Foi o físico Thomas Khun que o utilizou como um termo científico em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, publicado em 1962.
Abaixo a algumas pessoas que são um dogma ou mitos ,ou seja, algo idolatrado por algumas pessoas,não só esses mas como outros também existem.
"como o rei do futebol pelé"


Figuroes tb da filosofia da fisica entre ouros:

"Socrates" (470 ou 469 a.C.- 399

"Aristoteles e Platão"


"René Descartes" (1596 - 1650)

Albert Einstein"( 1879- 1955)

Galileu Galilei(1564-1642)



Natureza das afirmações e conceitos científicos
A Ciência tira conclusões sobre o modo que o mundo é, e o modo que a teoria científica se relaciona a esse mundo.Tira-as por meio de evidências de experimentação, dedução lógica, e pensamento racional a fim de examinar o mundo e os indivíduos que existem dentro da sociedade. Em fazer observações dos indivíduos e seus arredores, a ciência procura explicar os conceitos que estão envolvidos com a vida diária

Filosofia da Ciência ( do grego Φιλοσοφία της Επιστήμης ) é o campo da pesquisa filosófica que estuda os fundamentos, pressupostos e implicações filosóficas da ciência, incluindo as ciências naturais como física e biologia, e as ciências sociais, como psicologia e economia. Neste sentido, a filosofia da ciência está intimamente relacionada à epistemologia e à ontologia. Busca explicar coisas como:

• a natureza das afirmações e conceitos científicos,
• a forma como são produzidos,
• como a ciência explica, prediz e, através da tecnologia, domina a natureza,
• os meios para determinar a validade da informação,
• a formulação e uso do método científico,
• os tipos de argumentos usados para chegar a conclusões,
• as implicações dos métodos e modelos científicos para a sociedade e para as próprias ciências.

Uma visão é que todas as ciências possuem uma filosofia subjacente independente do que se afirme ao contrário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário