sábado, 12 de junho de 2010

Avaliação

Escola Militar



Escolhi essa imagem porque foi um tema muito discutido por todos nós professores alunos e até no café filosófico que a escola de hoje só reproduz algo se limitando ao que sabem e não deixam os alunos a se expressarem, a ter criatividade ao saber o por que !. Assim como Freire e Huizinga questionam muito a falta de criatividade de professores que não criam nada novo, mas sim reproduzem o X-bol, o que pude perceber durante esse semestre é que nós não somos ensinados a pensar, aquele que pensa e questiona é tratado como burro como se não entende se nada que os professores falam, e passa a ser visto de uma forma negativa. Para que isso não aconteça preferimos não questionar o sistema, a cultura, nossa família, nossos professores e nem a nós mesmos, não procuramos saber de nossas potencialidades e nos acomodamos como se só tivéssemos a capacidade de reproduzir o que nos foi “ensinado”. Com o decorrer do tempo os professores foram nos tirando de nossa zona de conforto, para nos fazer pensar, questionar, pesquisar e debater [...] coisa que foi muito difícil para eu fazer isso já que não consigo me expressar direito e o medo de errar, mas percebi com os últimos trabalhos que ali e o local certo para errar. E “De fato, se a cultura influencia no comportamento humano, quem produz e transforma a cultura cotidiana são os homens. Falando da tradição cultural, eu pretendo rechaçar uma idéia tão precipitada quanto ingênua de que basta a conscientização a respeito dos nossos erros para a transformação de nossos atos”. (Daolio, 2003, p. 113). Passamos nos questionar como ser humano, cidadão, filho, aluno etc.
E como disse o: "Rodrigo do 1°C que não só ele, mas como muitos da sala de aula aprendemos, em um semestre de faculdade do que em Três anos de ensino médio”.
Que podemos ver e que temos que mudar esse sistema assim como menciona (Valter Brecht 1986, p.64) "trata-se não de mudar o sistema, mas sim conseguir mudanças dentro do sistema. Não questionando o sistema, trata-se então de fazê-lo funcionar melhor”. Então podemos perceber que se questionar esse tipo de sistema vai levar muito tempo por sua forma cultural que já existe há muito tempo, então temos que fazer essas mudanças dentro do próprio sistema (a escola) fazendo a diferença.
Nas escolas com sua forma militar não deixa as crianças se desenvolverem e o desenvolvimento humano pode ser o mesmo, mas a forma como esse desenvolvimento se dá nas várias sociedades e nos momentos históricos pode ser diferente (Daolio, 2003). As maneiras pelas quais os homens, sociedade por sociedade e de maneira tradicional, sabem servir-se de seus corpos, são chamadas de “técnicas corporais” (Mauss, 1974).


Com a influencia de Hitler surge à linha Eugenista na qual traz a idéia de "homem branco europeu" ser melhor que os outros em todos os sentidos, ou seja, pensamento Nazista. Associado também a qualquer tipo de "facção". Com o grande crescimento dos esportes surge a linha Tecnicista, Michael Jordan, Pelé e Mike Tayson tiveram treinos Tecnicista, no qual valoriza a técnica e o desempenho. Após isso com a evolução conceitual surgem linhas pedagógicas como Desenvolvimentista (Go Tani e colaboradores (1988)), Construtivista (João Batista Freire (CENP) Educação Física de corpo Inteiro -1989), CULTURA CORPORAL (Jocimar Daolio - Da cultura do corpo 1995)) entre outras.
E como é do militarismo ter seus preconceitos assim como na ideologia alemã Lembrada por Marx e Engels(1984) ,são sempre os valores da classe dominante .Dessa forma,o que a socialização principalmente reproduz são as desigualdades sociais,isto é, é a própria dominação se processando.(Citado por Valter Brecht 1986).Então podemos perceber que existe vários preconceitos,onde as classes dominantes prevalece.
No militarismo podemos ver a sua principal arte estratégia como o Hitler assim como Napoleão ficou conhecido também por ser um ótimo estrategista. Logo quando se fala em estratégia se lembra de Xadrez, um jogo puramente estratégico que simula justamente uma guerra medieval. (Carvalho Júnior F. Iniciação ao Xadrez; 1982). O Xadrez também é considerado um esporte e está na classificação de Tubino como um esporte intelectivo assim como o basquete de Michael Jordan no esporte tradicional e o boxe de Mike Tayson como esporte das Artes Marciais.
E que todas asinstituições humanas estruturam-se do lúdico em seu livro Homo Ludens, nos mostra que o jogo está presente em tudo, apenas temos que apontar nosso olhar para determinados fatos. Ele aponta características como espontaneidade, regras, liberdade, prazer, tensão... (Huizinga 1872-1945)
“Houve, durante a época clássica, uma descoberta do corpo como objeto e alvo de poder. Encontraríamos facilmente sinais dessa grande atenção dedicada então ao corpo — ao corpo que se manipula, se modela se treina, que obedece, responde se torna hábil ou cujas forças se multiplicam”. (Focault, Michel, 2008, p. 117) O que é mais importante: A técnica ou a pessoa? Modelar ou formar? A disciplina ou a participação? Domesticar ou educar? (Oliveira, Vitor M. 2004, p. 10)
No militarismo ou em que conhecemos hoje há o corpo perfeito o corpo objeto, que todos querem ter o melhor a perfeição, mas nem sempre e isso que vemos muitos tratam o corpo como objeto, separando de sua totalidade assim sendo como o pensamento cartesiano como diz Decartes encontro subsídios no platonismo para afirmar que o corpo é apenas uma matéria, um obstáculo que não pode compreender o mundo. O mundo somente seria alcançável pelo intelecto. Sem a mente o homem não compreende o mundo. Que o corpo está unido à alma, para ele o corpo é apenas uma matéria bruta, uma barreira a ser transportada, uma máquina que o intelecto utiliza para apreensão do mundo. (citado por Júlia Paula Motta de Souza Pinto 2000).

“Ao tentar explicar todas as suas dimensões, o homem se retalha em duas, três ou quatro partes e depois se torna incapaz de perceber a totalidade em que elas se realizam” (Medina, João Paulo S. 1990 p.42).
Como dizia Sócrates ‘Que o homem não é o seu corpo e sim aquilo que serve de seu corpo ou seja sua alma’ .Ele também sustentava ,a noção do corpo como uma coisa má "durante todo o tempo em que tivermos o corpo, e nossa alma tiver que misturada com essa coisa má, jamais possuiremos completamente o objeto de nosso desejos( Platão,1972). Então percebemos que o corpo tem que fazer uma totalidade mas com os tempos de hoje na própria mídia percebesse que precisamos de corpos belos e nem tudo que e belo e produtivo ou eficaz as nossas vidas,e tais buscas do corpo perfeito acabamos utilizando vários recurso mais fáceis de conseguir o corpo belo através da modernidade tais com: uso de anabolizantes, plásticas etc.., e recursos orientais mais demorados, e melhores para a nossa saúde como: o tai-chi-cuan, a yoga, lian gong,zen shiatsu, acupuntura,etc..
Antes que eu esqueça na sua arte militar não pode faltar o JC a sua parte cooperativa que possui sua característica ética cooperativa no militarismo por mais incrível que pareça: contato, respeito Mútuo, confiança, liberdade, recreação dialogo, paz-ciência, entusiasmo e continuidade. (Brotto 2002)
Percebemos também que há durante uma guerra ou treinamento militar comportamento e atitudes como: ação aleatória, interação social; papel de o desafio no fluir; pensamento reflexivo e solução de problemas e cooperação. Cortez (1999).
Percebi isso quando li um trecho do livro do Huizinga no capitulo jogo e guerra que fala:
" A delimitação de um terreno (ou seja, espaço)para combate é idêntica ao estabelecimento de um recinto de tribunal (Hegen em alemão)".O processo é descrito nas fontes nórdicas antigas:o lugar da batalha é delimitado por meio de estacas de madeira ou ramos de aveleira. Está idéia perdura ainda na expressão inglesa (pitched battle),que designa uma batalha que se desenrola segundo todas as normas (regras)da arte militar. É difícil dizer em que medida a delimitação do campo era realmente praticada nas batalhas a sério; dado seu caráter eminentemente ritualístico, podia ser sempre indicada de maneira completamente simbólica, mediante um sinal qualquer em substituição de uma verdadeira vedação. A " lei das nações " deriva da esfera agonistica como a consciência, ou voz da consciência que diz: "Isto é contra a honra,é contra as regras ". O que é sério para o homem comum não passa de um jogo para valente. (Huizinga 1971, p.112) então podemos ver que entra o fair play. Buscando promover uma mobilização em prol comportamento e do pensamento ético e seus envolvidos (Portela, 1999).

Bibliografia e Autores consultados
• Oliveira, Vitor M, O que é Educação Física. Editora Brasiliense, São Paulo, 2004. 4ª reimpr. Das 11. Ed. de 1994.
• Focault, Michel, Vigiar e Punir, Editora Vozes, ed. 35ª, Petrópolis RJ 2008.
• Medina, João Paulo S. Educação Física de corpo... E “mente”. Ed.Papirus, Campinas, SP, 9º edição, 1990.
• Daolio, Jocimar, Cultura: educação física e futebol. 2ª ed. Ver. E ampliada. Campinas, SP. Editora da Unicamp, 2003.
• Huizinga, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1980.
• CARVALHO Junior F. Iniciação ao Xadrez. Editora: Summus, São Paulo, 1982, ed. 11ª p.193.
• Portela (1999).
• Coletivo de autores. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
• Marx, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos São Paulo: Boi tempo, 2004.
• Oliveira, V.Mde. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 2001. P.14-96
• João Batista Freire, O Jogo: Entre o Riso e o Choro, Editora Autores e Sociais, 2005 p.45 de 144.
• Brecht Valter, revista brasileira de ciências do esporte 7(2)1986, p. 62-68.
• A Transformação da Visão de Corpo na Sociedade Ocidental, Júlia Paula Motta de Souza Pinto, Adilson Nascimento de Jesus - Universidade Estadual de Campinas, revista Motriz jul. - dez, 2000, vol. 6 n°2 p.89-96.


Nenhum comentário:

Postar um comentário