domingo, 6 de junho de 2010

Escritores da libertdade


"Escritores da Liberdade" (Freedom Writers) um filme que retrata muito bem a ideia de MEDINA quando traz a ideia da influencia da sociedade no corpo, e a ideia de classe dominante e classe dominada (aspectos capitalistas, individualistas e exclusivistas) e suas dificuldades.
A história é baseada em fatos reais, e se passa em uma escola periférica pública nos EUA onde a diversidade étnica é grande, gerando conflitos e como causa a criação de Gangues.
Erin Gruwell é a professora cheia de planos que entra na escola para pegar a turma "excluída" na escola, os alunos problemáticos. Ela enfrenta muitas dificuldades, mas aborda uma estratégia na qual assim como no filme "Vem dançar" o professor aborda. Se insere no contexto social dos alunos para entender melhor as suas realidades, e assim estabelecer uma estratégia melhor de ensino. No caso, ganhando consciência das gangues, ela entra nesse assunto em sala de aula e logo associa com a Segunda guerra mundial (os problemas étnicocentricos e raciais e suas consequências) ganhando ajuda de "Any Franck" e seu diário (o livro) no qual retrata uma das vítimas do Holocausto por consequência do etnocentrismo que é o principal problema do bairro e das gangues. Trazendo um conhecimento necessário para a vida dos jovens (Viviane Mosé - Café Filosófico), ela consegue resgatar aquela turma. Um ótimo filme, não só para educadores, mas para nós, Educados.




No filme podemos perceber que há uma grande rivalidade entre gangues ou tribos de varias etnias mas a professora tenta mudar esse sistema assim como cita (Valter Brecht 1986 p.64) "Nesta perspectiva, trata-se não de mudar o sistema ,mas sim de conseguir mudanças dentro do sistema .Não questionando o capitalista,trata-se então de fazê-lo funcionar MELHOR .
Assim sendo o processo de socialização não e um processo"neutro" ,pois ele acontece dentro de um contexto de valores específicos .Os valores dominantes que são inculcados são valores dominantes ,que como lembra Marx e Engels(1984) na "A ideologia Alemã",são sempre os valores da classe dominante.Dessa forma o que a socialização principalmente reproduz são as desigualdades sociais,isto é, é a própria dominação se processando.
Com essas considerações, vê-se que a educação, como já ressaltaram grandes educadores como Paulo Freire, tem um papel indispensável no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientização de cada ser humano como artífice de possíveis avanços em sua própria vida e, principalmente, em sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário