quarta-feira, 19 de maio de 2010

Capoeira


Ao lermos o capítulo guerra e jogo do Huizinga, encontramos as características do jogo na guerra, eu achava que isso não era possível, mas está tudo lá o prazer, a seriedade, o tempo e espaço definido, as regras, o ritual até o estraga prazer podemos encontrar na guerra. Foi solicitado para cada grupo um trabalho em que pudéssemos ver na mesma situação ou modalidade a luta, o jogo e o corpo. Aprendemos com os outros grupos que podemos encontrar os três elementos na vida de um dependente químico que quer se livrar das drogas, dos índios que querem preservar a sua cultura e na capoeira.
Existe o tempo e espaço definido, o prazer, o divertimento, durante a improvisação podemos ver a criatividade, também existe regras.
Segundo Huizinga (2007),
Jogo “é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente da vida cotidiana”
“ Antes do início da batalha os mais bravos guerreiros desafiam seus equivalentes do campo adversário. A batalha é um teste do destino. (HUIZINGA, Johan. Homo ludens)

Em qualquer estilo de luta a o corpo fica em evidência, porém na capoeira podemos ver claramente a sua totalidade, por se tratar de uma luta complexa que exige que os capoerista , realizem movimentos, dentro de uma roda em permanente improvisação,isso fica claro na expressão corporal e facial.
Se tentarmos dar mais explicações sobre o corpo entraremos no pensamento de Descartes ou seja o dualismo “ Ao tentar explicar todas as suas dimensões, o homem se retalha em duas, três ou quatro partes e depois se torna incapaz de perceber a totalidade em que elas se realizam” ( Medina, João Paulo S. EDUCAÇÃO FÍSICA CUIDA DO CORPO... E “MENTE”). Em qualquer prática corporal precisamos ver o corpo como uma rede onde tudo se completa e não como uma construção que precisa de bloco por bloco para ficar de pé. Como podemos assistir a uma apresentação de capoeira ver apenas o corpo, seria possível a matéria realizar todos os movimentos sem a mente e sem a alma? A resposta é não, pois um precisa do outro para realizar os movimentos .
Também podemos ver se que a capoeira também tem momentos lúdicos que fazem parte de uma totalidade então podemos falar que e dança???????


Ou também a própria luta de contato que e a capoeira com a violência e sua mandinga


Valter Brecht(198,p.64) menciona que:
"Nesta perspectiva ,trata-se não de mudar o sistema,mas sim conseguir mudanças dentro do sistema" Não questionando o sistema (capitalista),trata-se então de fazê-lo funcionar melhor.
Assim sendo o processo de socialização não é um processo neutro ,pois ele acontece dentro de um contexto de valores específicos.Os valores dominantes que são inculcados são valores dominantes,que como lembra Marx e Engels(1984) na"a ideologia alemã",são sempre os valores da classe dominante.Dessa forma, que a socialização principalmente reproduz são as desigualdades sociais,isto é, é a própria dominação se processando"

Nenhum comentário:

Postar um comentário