quarta-feira, 19 de maio de 2010

Experiencia com jogos de atletisno

Tivemos a aportunidade te poder vivenciar algumas modalidades do atletismo.Tivemos arremesso de pelotas,salto a distancia,tudo bem improvisado e seguro.Improvisado porque alguns materiais não precisavam ser profissionais,como as pelotas por exemplo que eram de meias.E seguro porque a preocupação do professor com a segurança dos alunos para niguém se machucar, usamos tabém materiais como colchonetes,garafas pet, meias entre outros .Particularmente,eu acreditava que muitas práticas não são introduzidas nas escolas por falta de materiais apropriados,mas conversando com professores e vivenciando,percebi que estamos rodeados de materiais que servem de improviso,podendo trabalhar até com a reciclagem,o que provoca ao aluno sair do procedimental,saber fazer,mas sim,procurar alternativas pra execultar determinada prática.Apesar de ser muitas vezes individual,há algumas modalidades que a cooperação é nítida entre os competidores,extremamente lúdico.
Como Huizinga mesmo diz so precizamos de um tempo e espaço para algo bom e prazeroso acontecer .



A experiência dos jogos cooperativos me trouxeram uma boa compreensão na prática de como incluir todos os alunos em determinadas brincadeiras. Eles servem para estimular as crianças e até mesmo os adultos. Como cita Marcos Miranda Correia em um de seus artigos "São jogos basedos em atividades com mais oportunidades de diversão e que procuram evitar as violações físicas e psicológicas.", ou seja, de uma ludicidade imensa, prazeroso, divertido, com tempo e espaço definidos, com regras mutáveis para adaptação de todos os participantes, evitando assim o estraga prazer (Huizinga). As culturas se misturam, vemos então a corporeidade ou identidade de cada um, cada qual com sua educação, seus costumes, suas crenças e o principal suas experiências.

Existem jogos cooperativos sem perdedores onde há interação de todos e não há perdedores; de resultado coletivo, há uma divisão de grupos, mas todos interagem juntos; de inversão, onde as equipes se misturam todo o tempo e semi cooperativos onde não há exclusão de ninguém, mutando as regras para que todos participem.
Me senti bem participando das atividades propostas pelos meus colegas de sala, voltei a minha infância e consegui perceber certas minuncias agora com uma visão um pouco mais ampla observando com os temas aplicados em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário