quinta-feira, 15 de abril de 2010




Boa essa foi uns das primeiras questões que me deixou confuso até agora, mais vou conseguir desvendar esse verdadeiro mistério não sei quando mais vou buscar mais resposta que me ajude a ter um ponto de vista ou uma definição ou duas, três, quatro...


Não sei por que quando nós perguntamos o que é educação física? No presente trabalho, provisoriamente, diremos que a educação física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, temátiza formas de atividades expressivas corporais como: Jogo, Esporte, dança Ginástica, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal.

Todavia, responder a pergunta "o que é educação física?” exige uma análise criteriosa e rigorosa do que a educação física vem sendo.



Uma teoria da prática pedagógica denominada educação Física vai, necessariamente, ocupar-se da tensão entre o que vem sendo e o que deveria ser, ou seja, do dialético entre o velho e o novo. Mas, o que a Educação Física vem sendo?

Mas ela esta Desfragmentada a Educação Física.
Após alguns dias tentando explicar e argumentar sobre o que seria EF, podemos se identificar melhor com o assunto com base em muita pesquisa, muitos debates, discussões em sala e opiniões formadas e concluir que ela se encontra em diversos segmentos, tendo atuações que juntas vão desenvolver a parte física, psicológica e construtivista de um indivíduo.

Hoje podemos citar várias ramificações que a EF atua e se desenvolve sempre como um todo na formação de um profissional, são elas:

- Desenvolvimentista
- Construtista
- Critico Superador
- Sistemica
- Psicomotricidade
- Saúde renovadora
- Jogos cooperativos
- Cultural
- P.C.N.
- Critico Emancipadora

Adquirindo conhecimentos gerais.
Como a EF, a Filosofia também não conseguimos chegar num conceito único e concreto. Por muito tempo a Filosofia concebia tudo o que era conhecimento, basta ver a vasta obra de Aristóteles, que abrange desde a física até a ética. Ainda hoje é difícil definir o objeto exato da Filosofia.

Seus objetos próprios são (Divisão Didaticamente) :

* Metafísica: Concerne os estudos daquilo que não é físico, trata da realidade, do ser e do nada.

* Epistemologia: Estudo do conhecimento, teoriza sobre a própria ciência e de como seria possível a apeensão (percepção) deste conhecimento.

* Ética: Trata do certo e do errado, do "bem" e do "mal". Para Aristóteles, é parte do conhecimento prático já que nos mostraria como devemos viver e agir.

* Estética: A busca do "Belo", sua conceituação e questionamento. O entendimento da arte.

* Lógica: Trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos. Busca o questionamento, a razão.

Podemos resumir que a Filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter ciência", "logia" significa Estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário