quinta-feira, 15 de abril de 2010

Implicito e Explicito

o que é implicito?
Implícito e o que aparece, mas não de forma clara, está escondido.


O primeiro vídeo que é uma situação implícita porque são dois animais. Um gato brincado com um cachorro, segundo huizinga até os animais que são seres irracionais. Até eles mesmo brincam, como os seres humanos brincam os animais também brincam, E de acordo co Oliveira (1990), “as atividades lúdicas são a essência da infância".

As brincadeiras fazem parte da vida do animal brincar de morde é uma situação implícita porque num tem regras, a fantasia, a imaginação, fazem parte da situação lúdica o fenômeno jogo lúdico.

situação explícita?

Explícito é o que está bem a vista, o que aparece de forma clara.


O segundo vídeo e de crianças brincado de futebol e pula cela é uma situação explicita porque o futebol e pula cela tem suas regras e funções dentro do jogo tem a uma situação lúdica porque já empoam regras e normas as serem seguida por isso se torna uma situação explicita. Segundo huizinga O autor nos leva a questionar se o jogo é sério; embora nos leve a rir, o jogo, contudo, pode possuir um aspecto de seriedade e não corresponde exatamente ao riso. De certo modo, pode ser visto como um tipo moderado de “loucura”. O cômico também pode ser entendido como uma espécie de “loucura”, porque nele se corta o nexo do comum, do tempo do cotidiano. Mas tanto o cômico como o jogo e o lúdico não são apenas “loucura”, e podem estar muito bem situados entre as atividades regradas e corretas que participam da sensatez. O lúdico refere-se a uma dimensão humana que os sentimentos de liberdade de ação abrangem atividades despretensiosas, descontraídas e desobrigadas de toda e qualquer espécie de intencionalidade alheia, é livre de pressões e avaliações. Caillois (1986) afirma que o caráter gratuito presente na atividade lúdica é a características que mais a deixa desacreditada diante da sociedade moderna. Entretanto, enfatizar que é graças a essas características que o sujeito se entrega à atividade despreocupou.

e como podemos perceber que entra em vários momentos do vídeo o estragas prazer as crianças coloca uma bola no meio da rua e pede para outra criança chutar mais nem sabem que a bola esta cheia de areia,segundo huizinga esse tipo de atitude representa o estraga prazer do endivido, assim acontece também na pua cela porque a quando o garoto vai pular o que estar agacha se agacha mais e o que pulou cai de cara num chão.

O ludico esta presente em tudo. Algumas vezes ele aparece em sua plenitude outras vezes não. Então não existe algo ludico e não ludico. O que ocorre em determinadas ações, é que perdem caracteristicas deixando-as menos ludicas. E elas podem estar explicitas ou implicitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário