sexta-feira, 16 de abril de 2010

Jogos Paraolímpicos

O esporte adaptado para deficientes surgiu no começo do século XX, quando iniciu-se atividades esportivas para jovens com deficiências auditivas. Mais tarde, em 1920, iniciaram-se atividades como Natação e Atletismo para deficientes visuais. Para portadores de deficiências físicas, o esporte adaptado só teve início oficialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados voltavam para casa mutilados.

As primeiras modalidades competitivas surgiram nos Estados Unidos e na Inglaterra. Nos Estados Unidos surgiram as primeiras competições de Basquete em Cadeiras de Rodas, Atletismo e Natação, por iniciativa da PVA (Paralyzed Veterans of America).

Na Inglaterra, o neurologista e neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, que cuidava de pacientes vítimas de lesão medular ou de amputações de membros inferiores, teve a iniciativa de fazer com que eles praticassem esportes dentro do hospital. Em 1948, o neurocirurgião aproveitou os XVI Jogos Olímpicos de Verão para criar os Jogos Desportivos de Stoke Mandeville. Apenas 14 homens e duas mulheres participaram. Já em 52, os Jogos de Mandeville ganharam projeção, contando com a participação de 130 atletas portadores de deficiência. Tornou-se uma competição anual.

Ludwig Guttmann, o pai do esporte paraolímpico

O esporte paraolímpico surgiu graças aos esforços do neurocirurgião alemão Ludwig Guttmann, judeu refugiado na Inglaterra. Em 1944, a pedidos do governo britânico, ele começou a trabalhar no Centro Nacional de Lesionados Medulares no Hospital de Stoke Mandeville para tratar veteranos de guerra gravemente feridos.
O neurocirurgião percebeu que o esporte funciona muito bem para motivar pacientes a se exercitar e por isso transformou a atividade em parte essencial de seu tratamento. “Era parte do tratamento, como tomar seus remédios ou fazer fisioterapia”, diz Joan Scruton, assistente e secretaria de Guttmann.

Com a crescente importância do esporte para os pacientes, Ludwig Guttmann organizou um campeonato em Stoke Mandeville no dia 28 de julho de 1948, mesmo dia das Olimpíadas de Londres. O evento se tornou anual e obteve caráter internacional em 1952 e abriu caminho para a Paraolimpíada de Roma, em 1960. O pai do esporte paraolímpico morreu em 1980.

Em 1958, quando a Itália se preparava para sediar as XVII Olimpíadas de Verão, Antonio Maglia, diretor do Centro de Lesionados Medulares de Ostia, propôs que os Jogos de Jogos de Mandeville Mandeville do ano de 1960 se realizassem em Roma, após as Olimpíadas. Aconteceram então os primeiros Jogos Paraolímpicos, as Paraolimpíadas. A competição teve o apoio do Comitê Olímpico Italiano, e contou com a participação de 240 atletas de 23 países.

Com o sucesso dos jogos o esporte se fortaleceu e fundou-se a Federação Mundial de Veteranos, a fim de discutir regras e normas técnicas. Ao longo dos anos, a competição foi crescendo muito. Por problemas de organização, as Paraolimpíadas de 1968 e 1972 ocorreram em cidades diferentes da sede das Olimpíadas, constituindo excessões na história dos Jogos Paraolímpicos. Em 1988, em Seul, os jogos voltaram a ser disputados na mesma cidade que abriga as Olimpíadas. O primeiro ano de participação brasileira foi 72.

Nenhum comentário:

Postar um comentário