domingo, 11 de abril de 2010

Desfragmentando a Educação Física.
Após alguns dias tentando explicar e argumentar sobre o que seria EF, podemos se identificar melhor com o assunto com base em muita pesquisa, muitos debates, discussões em sala e opiniões formadas e concluir que ela se encontra em diversos segmentos, tendo atuações que juntas vão desenvolver a parte física, psicológica e construtivista de um indivíduo.

Hoje podemos citar várias ramificações que a EF atua e se desenvolve sempre como um todo na formação de um profissional, são elas:

- Desenvolvimentista
- Construtista
- Critico Superador
- Sistemica
- Psicomotricidade
- Saúde renovadora
- Jogos cooperativos
- Cultural
- P.C.N.
- Critico Emancipadora

Adquirindo conhecimentos gerais.
Como a EF, a Filosofia também não conseguimos chegar num conceito único e concreto. Por muito tempo a Filosofia concebia tudo o que era conhecimento, basta ver a vasta obra de Aristóteles, que abrange desde a física até a ética. Ainda hoje é difícil definir o objeto exato da Filosofia.

Seus objetos próprios são (Divisão Didaticamente) :

* Metafísica: Concerne os estudos daquilo que não é físico, trata da realidade, do ser e do nada.

* Epistemologia: Estudo do conhecimento, teoriza sobre a própria ciência e de como seria possível a apeensão (percepção) deste conhecimento.

* Ética: Trata do certo e do errado, do "bem" e do "mal". Para Aristóteles, é parte do conhecimento prático já que nos mostraria como devemos viver e agir.

* Estética: A busca do "Belo", sua conceituação e questionamento. O entendimento da arte.

* Lógica: Trata da preservação da verdade e dos modos de se evitar a inferência e raciocínio inválidos. Busca o questionamento, a razão.

Podemos resumir que a Filosofia consiste no estudo das características mais gerais e abstratas do mundo e das categorias com que pensamos: Mente (pensar), matéria (o que sensibiliza noções como quente ou frio sobre o realismo), razão (lógica), demonstração e verdade. Pensamento vem da palavra Epistemologia "Episteme" significa "ter ciência", "logia" significa Estudo.

Um comentário:

  1. olá André...

    aí vão as orientações:
    - Cuidado com a cópia de internet!!!!
    - Estabelecer as relações entre as temáticas trabalhadas durante o semestre;
    - Relacionar as temáticas com o seu cotidiano;
    - Fundamentar seus comentários....

    ResponderExcluir