sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fair play

Durante todo o século XX ,a sociedade ocidental e o esporte passaram por inúmeras transformações.Foi na cidade aristocrática que surgia o conceito do FAIR PLAY criado pelo Barão Pierre de Coubertin idealizador dos Jogos Olímpicos da era Moderna . O FAIR PLAI definido por Coubertin representa a honra e a lealdade o respeito pelos outros e por si próprio. Características da sociedade pós -moderna..
Conclui-se, parcialmente,que a influenciado marketing e da midia pressionando os atletas por melhores resultados gera na mente de treinadores e esportistas o pensamento de vitoria a qualquer preço,culminado na utilização de meios ilícitos, tais como doping,a manipulação genética,processos de naturalização , entre outros ,quebrando assim os princípios do jogo limpo, um coisa que Coubertin não aceitava.


O fair play esta claramente vinculado com á ética no meio esportivo,não só no jogo como também na vida de cada pessoa, que designa o cara ter de cada um sua honestidade tanto no jogo como fará dele.Isso acontece por que o esporte e um fenómeno que visa equilibrar a razão,emoção e a espiritualidade do homem através do fair play ,ou seja, jogo limpo honestidade.Buscando promove uma mobilização em prol do comportamento e do pensamento ético de seus envolvidos"Portela"
O fair play segundo "Pugh"na herança do comportamento humanos encontra a capacidade intelectual que esta atrelada a analise racionais e informativas,onde a emoção interfere na racionalidade analítica.
No entando uma outra forma de assimilar de forma pratica o fair play seria utilizando como uma espécie de educação ,ou seja, de identificar-se no adversário,observando que ele é tão importante para a pratica esportiva quando a si mesmo. isso pode se aplicar no ténis por exemplo,não e o uso da raquete ,nem da rede, nem da quadra ,pois numa pratica improvisada todos esses elemento podem ser substituídos . O mais importante para se conseguir o prazer da pratica do ténis e o adversário"Cox". Assim também como "Mataruna dos Santos e Tercitano", citam uma vez que ,sem o adversário,a pratica do esporte torna-se impossível.




Nenhum comentário:

Postar um comentário