quinta-feira, 15 de abril de 2010

Filme filhos do Paraiso


Um menino de apenas 9 anos e de família humilde perde os sapatos de sua irmã, forçando-o a treinar para ganhar o prêmio de uma corrida, que irá permitir que ele compre um novo par de sapatos.


Este é o tipo de filme que deveria passar à tarde nos finais de semana, para nossas crianças assistirem.

Entre tantas situações lúdicas no filme em que as crianças jogam bola é uma situação lúdica explicita em que o jogo de futebol tem suas regras assim fazem ser uma situação explicita aonde tem suas normas e regras.

Assim como as diversas situações entre elas a que Ali troca o tênis com sua irmã Zahra que gera uma situação implícita, aonde num ar uma coisa planejada e ném têm regras eles que fazem suas regras.



Há coisas que esquecemos na vida, mas que expõe a nossa principal fraqueza estamos falando de companheirismo, solidariedade e afeto. Sem preconceitos esse filme nós mostra que precisamos entender que a principal riqueza vem do coração e em darmos valor as mínimas coisas a nossa volta!Por mais simples que seja às vezes o costume nos faz desatentos ao precipício de que a alegria de viver está na convivência sincera e afetiva com as pessoas e que o real valor da vida está em deixamos as nossas marcas de carinho todos os dias! Mesmo diante das dificuldades, mesmo diante da pobreza e descaminhos do destino... Nada pode ser desculpa para não termos um olhar solidário.

Enfim o que o filme filhos do paraíso nos mostra que com o passar do tempo num dia-a-dia estamos perdendo valores humanos.


É fato que o lúdico é jogo, uma brincadeira e podemos notar esse fenomeno em diversas situações, como de crianças brincando, de pessoas numa atividade de um jogo ou até mesmo animais se divertindo, pois segundo Huizinga(Homo Ludens,1997) o lúdico não é um fenomeno humano, os animais não esperaram que os homens os iniciassem na atividade lúdica. O fato é analisarmos as atividades lúdicas em situações formais, aponta as caracteisticas lúdicas no cotidiano, fora dos jogos e brincadeiras. Esse fenomeno é muito facil analizar quando obtemos dicernimento o que é o lúdico. No video, podemos analisar as atividades lúdicas numas manifestação informal. Este evento aconteceu na praia do gonzaga na cidade de Santos no sábado de carnaval. O evento era uma manifestação evangelistica promovida pela Igreja evangélica Bola de Neve. Podemos observar no video as atividades lúdicas pelo fato de ser sério para quem participava, tinha um espaço e um tempo definido, tinha regras como não poder tirar a camisa e seguir a bateria, foi divertido para quem estava envolvido, até mesmos estraga prazeres de ambos os lado, de quem estava no evento e os banhistas. No filme Filhos do Paraíso, um filme iraniano muito bom, também podemos analizar muitas situações lúdicas informais, por exemplo a regra estabelicida pelo os irmão pelo fato deles ter que trocar os sapatos sendo que seus pais não poderiam descobrir, tempo e espaço definidos, pelo fato da menina sair da escola e voltar correndo para revesar o sapato com o irmão. Claro que não tinha uma diversão entre eles pois era uma necessidade estes acontecimentos, mas isso comprova que podemos analisar o lúdico em todas as situações da vida.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário