sexta-feira, 16 de abril de 2010

Manual do corredor

Li o manual do corredor e imaginei a história da corrida,que todo as modalidades do atletismo fora criadas a parti de movimentos básicos do ser humano. O homem pré-histórico andava quilômetros e quilômetros para encontrar regiões mais fartas,cheias de comida agua, lançava armas pontiagudas para atingir caças e pedras para espantar predadores, saltava sobre rios e buracos, corrida de animais inimigos para sobreviver. Era uma época em que executar com eficiência tais movimentos era questão de sobrevivência. Pode-se dizer que tais movimentos eram instrumentos estratégicos de competidores que brigavam por suas vidas.
E também virmos como podemos iniciar uma vida sem sedentarismo e começar uma vida mais ativa correndo e que antes de começar a primeira coisa é preciso garantir ao colocar em prática um treinamento regular de corrida é a segurança. Primeiro passo e procuramos uma orientação de um profissional, ou seja, um educador físico! depois procurar um médico e fazer um exame médico pra vermos se estamos aptos a fazer atividades físicas e outra dica é ter uma orientação de um Nutricionista para ter uma reeducação alimentar e assim ter uma alimentação mais saudável,e como nos hidratação corretamente, o alongamento é muito importante e o aquecimento também por essas e outra que devemos te um acompanhamento de professor de educação física. Outra dica e sabemos qual é tênis correto para a prática da corrida, verifique seu tipo de pisada antes de comprá-lo. No momento da compra, a estética deve ficar em segundo plano

Existem três tipos de pisadas: pronada, neutra e supinada.Um corredor é considerado pronador quando, ao pisar,Toca o solo com a parte externa do calcanhar e em Seguida, rola o pé excessivamente para dentro. A pisadaPronada, portanto, acusa um pé excessivamente “bambo”, com uma característica rotação interna (para Dentro). O formato da planta do pé tem pouca ou Nenhuma curvatura, conforme mostra o desenho:






Corredores pronadores devem usar um tipo de tênis que,Normalmente, possui a parte interna da entressola (entre a palmilhaE a sola do calçado) mais dura e/ou reforçada. Isso para restringir a Mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada.
A PISADA NEUTRA

Corredores pronadores devem usar um tipo de tênis que,Normalmente, possui a parte interna da entressola (entre a palmilhaE a sola do calçado) mais dura e/ou reforçada. Isso para restringir a Mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada. A pisada neutra começa no lado externo do calcanhar e Movimenta o pé ligeiramente para dentro. Ela é Conseqüência de uma planta com um arco que vai até a Metade da altura do pé, como mostra o desenho: O tipo de tênis mais adequado para este tipo de pisada é O que apresenta um bom sistema de amortecimento de Impacto.


PISADA SUPINADA
Os supinadores são aqueles que iniciam a pisada na borda externa Do calcanhar e esta continua na mesma linha. A pisada supinada, Ou para fora, é o tipo mais raro e o mais danoso ao corredor, que Neste caso tem o arco da planta do pé extremamente elevado. Como Mostra o desenho, apenas a linha externa do pé toca o chão. Esse Formato faz com que o pé aterrisse de forma rígida no solo, Distribuindo muito mal o impacto gerado pelas passadas. Por isso, o corredor supinador precisa usar um tênis com Entressola dotada de um eficiente sistema de absorção de Impacto, que amorteça consideravelmente suas passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário